fbpx
All for Joomla All for Webmasters

Saiba o que fazer para manter seu cão seguro na água

(Escrito por Samantha Kelly)

 

 

A natação canina pode ser uma ótima alternativa para o seu cão enfrentar o calor, relaxar e se exercitar de uma maneira divertida. Existem terapias na água para cães com problemas de quadril, de ligamentos e que trabalham com cachorros que estão recuperando de uma cirurgia.

 

 

 

 

 

Os pontos positivos são vastos, a questão é que nem todos os cães sabem ou podem nadar. Essa afirmação pode surpreender alguns donos, já que para muitos seria praticamente um fato consumado no inconsciente coletivo das pessoas que os cães são nadadores natos. A verdade é que algumas raças têm sim dificuldade.

 

 

Se você colocar qualquer cão na água, ele vai imediatamente começar a nadar naquele movimento que nós comumente conhecemos como “nadar cachorrinho”, porém alguns não vão conseguir sair do lugar ou flutuar e podem afundar como uma pedraSaiba como garantir que o seu cão tenha uma experiência agradável na água.

 

 

Raças que podem nadar

 

 

 

Raças que foram criadas para realizar resgates e caçar em ambientes com água, geralmente se sentem muito confortáveis quando podem nadar.  O corpo dessas raças, com seus membros fortes, faz com que elas nadem com mais naturalidade.

 

Exemplo de raças que podem ser ótimos natadores: Labrador Retriever, Golden Retriever, Terra Nova, Cão de água Irlandês, Cão d’Água Português, Setters, etc.

 

OBS: Deve-se levar em consideração que a descrição da raça é uma propensão, não uma regra absoluta. Muitos cães que fisicamente são perfeitamente capazes de nadar, simplesmente não gostam da água. O seu cão é um indivíduo com gostos particulares que cabem ao dono serem lidos e compreendidos. Não é porque você tem um cão da raça Golden Retriever, que ele vai com certeza gostar de nadar.

 

 

Cães que podem ter dificuldade de nadar

 

 

 

A dificuldade para nadar de alguns cães está mais associada à seu corpo, sua anatomia e fisiologia, do que propriamente a uma incapacidade de se mexer debaixo d’água.

 

Abaixo listamos alguns motivos que dificultam o seu cão na hora da natação:

 

Cães braquicefálicos (que possuem a famosa “cara amassada”. ex.: Buldogue, Pug, boxer, etc) possuem mais  dificuldade para nadar já que para respirar, eles precisam manter a boca e o nariz acima do nível da água, deixando-os praticamente em posição vertical, o que faz com que afundem.

 

Quanto mais “amassado” o focinho, mais dificuldade o cão terá para nadar.

 

Cães com cabeças desproporcionais ao seu corpo, assim como uma densa massa muscular, o que significa que quando o cão estiver flutuando, ele irá naturalmente afundar para frente, tornando difícil manter a cabeça para fora da água e a flutuabilidade.

 

Cães com pernas pequenas e desproporcionais ao seu corpo, como o Dachshund ou o Basset Hound, já que suas patas não são grandes o suficiente para manter o corpo e a flutuabilidade.

 

Cães com pelagem densa podem encontrar dificuldade para nadar já que uma vez que estiverem molhados, o peso da pelagem aumenta, significando uma força afundar o cão.

 

Cães que possuem alguma deficiência física. Cabe ao dono analisar se o tipo de deficiência física vai impedir ou dificultar a natação do cão a ponto de colocar a sua saúde em perigo.

 

 

O site Pets4Homes listou algumas raças com dificuldades para nadar:

 

 

Buldogue Inglês: Por seu um cão com uma cabeça desproporcional e ser braquicefálico, ele pode afundar rapidamente. O  caso do Buldogue Inglês é tão sério que algumas ONGS e criadores quando vão realocá-lo em um novo local checam se os cães irão ter acesso à água para informar o novo dono.

 

Pug: Porque o Pug é braquicefálico e seu focinho é exageradamente amassado, ele possui ainda mais dificuldade para nadar.

 

Pequinês: Braquicefálico, o Pequinês não consegue manter o focinho acima da água em posição para nadar.

 

Boxer: Também um cão braquicefálico. Alguns com o focinho mais longo ainda conseguem nadar.

 

Stafforshire Bull Terrier: No geral não conseguem nadar devido ao tamanho da cabeça em proporção ao corpo.

 

American Bull Terrier e Buldogue Americano: Com físico similar ao do Sttafordshire Bull Terrier, não conseguem manter a cabeça acima da água e flutuar.

 

Basset Hound: Pernas curtas e estrutura óssea pesada que dificultam a natação.

 

Dachshund: Pernas muito curtas em relação ao corpo.

 

 

Mantendo seu cão seguro na água

 

 

Como já citamos anteriormente, o dono nunca deve deixar o cachorro sozinho na água sem supervisão. Até mesmo o mais experiente dos cães pode ficar nervoso ou perder o controle e afundar. Os afogamentos podem acontecem muito rápido e em questão de minutos que você não está olhando uma tragédia pode acontecer.

 

No geral, o dono sempre deve estar supervisionando enquanto o cão está na água, de preferência de perto para poder auxiliá-lo em qualquer dificuldade.

 

Fique atento para sinais de cansaço e excitação extrema.

 

 

 

Treinando seu cão para um dia de natação

 

 

 

Para alguns cães, o difícil não é fazer com que eles entrem na piscina, e sim fazê-los sair! Eles amam a água e não perdem uma oportunidade de nadar e se divertir.

 

Entretanto, se o seu cão têm medo, treme e evita chegar perto da piscina, é necessário paciência e atenção do dono.

 

Primeiramente, é importante transmitir tranquilidade. Quando ele estiver a caminho da água, encoraje-o com recompensas e elogios.

 

Para cães que gostam de brincar de Fetch, jogue um brinquedinho perto, e progressivamente mais longe, acostumando o  animal a nadar e se mover dentro da água.

 

Se o seu cão for nadar na piscina, é necessário que haja uma escada para que o cão saia quando quiser.

 

O mar ou um lago podem ser mais fáceis para o cão entrar já que há um declínio natural no terreno e o cão pode ir sentindo o cheio natural no chão.

 

Não deixar que o cão nade em lugares com correnteza.

 

Sempre cheque se o seu cão está cansado.

Fonte: http://portaldodog.com.br/cachorros/exercicios-diversao/natacao-canina/